Verão – Festivais

Postal ILustrado de RALLYE de PORTUGAL ( localidades )

Postal #51

“Não há fome que não dê em fartura. Há poucos anos atrás, difícil seria imaginar que o território português viria a ser invadido pelo fenómeno dos festivais de verão…que tinham conhecido apenas experiências esporádicas, referentes nomeadamente às míticas edições do Vilar de Mouros em 1971 e 1982….1997 seria, no entanto, o ano que marcaria definitivamente o calendário do verão português e nele implantaria de modo incontornável o ritual do festival, com o nascimento do Sudoeste e também com o crescimento do Paredes de Coura.” In Guia Festivais 2000 Jornal BLITZ

IX centenário da doação de Vilar de Mouros por D.Garcia à Sé de Tuy. O Dr. António Augusto Barge, encomenda a Joly Braga Santos a cantata cénica “Don Garcia”com libreto de Natália Correia. Estávamos em 8 de Agosto de 1971. Mais de 30.000 pessoas assistiram .a um espectáculo total. Vilar de Mouros, a aldeia minhota sem fronteiras era um grande acampamento, e virou ” moda ” na cultura e no turismo. Ainda hoje, Vilar de Mouros é das freguesias mais conhecidas de Portugal.
– Festival , Vilar de Mouros , Câmara Municipal de Caminha

“Uma das novidades deste ano, o Festival do Tejo… A localidade escolhida para a sua realização foi a de Valada, situada no concelho do Cartaxo.” In Jornal BLITZ
– Concelho do Cartaxo

Corria o ano de 1996 numa pequena localidade do Coração do Nordeste Transmontano, quando um grupo de jovens ligados à ACDR Carviçais, teve a ousadia de se lançar na produção de um Festival Rock com caracter anual. Tarefa que á partida não parecia nada fácil tendo em conta a interioridade da localidade e a manifesta ausência de espectáculos com estas características até aqui na região. Nesta 1ª edição alinharam 6 bandas numa noite que superou todas as melhores expectativas apesar de o cartaz ser constituído por nomes pouco ou nada sonantes.
– Festival , Freguesia de Torre de Moncorvo

O Festival Sudoeste vai voltar à Costa Alentejana nos próximos dias três, quatro, cinco e seis de Agosto. Os «sudoestanos» que forem ao festival poderão gozar uns dias de praia, com boa música e desfrutar o facto de o campismo ser inteiramente grátis, assim como os transportes, que farão o percurso entre o festival e a Praia da Zambujeira do Mar.
– Festival , Zambujeira do Mar

ARCOS DE VALDEVEZ pode ser considerado uma pequena caixa de sedução, encravado no Vale do Vez, Arcos conserva todo o encanto característico do ALTO MINHO: Uma paisagem verde, frescura abundante, arquitectura solarenga e um rio que espalha a vaidade de toda uma vila carregada de História.
– Festival , Câmara Municipal

Para que um festival seja especial, não basta organizar, há que sentir o que se faz. Aqueles que, sem paixão de alma, julgam ser os melhores, crêem somente num grande cartaz mas, não num festival que, fundamentalmente, deve ser sentimento de festa plena, isto é, além dos espectáculos de qualidade as pessoas devem sentir o pulsar do ambiente; O Festival de Paredes de Coura tem vindo a afirmar-se um acontecimento sem paralelo no panorama musical português.

Baseando-se nos festivais europeus de Verão, soube gerar certos indicadores que o tornam único em Portugal: – um festival, que promove a descentralização cultural. Para além de se realizar longe das grandes cidades, alia a promoção da cultura à divulgação de Paredes de Coura e das sua belas paisagens; – um festival, cuja organização é uma associação sem fins lucrativos, fora portanto dos circuitos comerciais ligados à musica.
– Festival , Câmara Municipal

Festivais de Verão – 2000