Praias Alentejanas

Postal ILustrado de COSTA VICENTINA ( PRAIAS )

[ distrito de Setúbal ] [ distrito de Beja ] Postal #23

A Costa Vicentina abange uma extensa faixa costeira virada ao oceano Atlântico, entre S.Torpes e o Burgau. Correspondente a uma zona de interface mar-terra com especificidade própria. A paisagem caracteriza-se por uma sucessão de arribas altas e barrancos fundos, cursos de água temporários ou permanentes, praias e pequenas ilhas, rochedos isolados, estuário, sapais e charnécas.

Antiga povoação de pescadores recuperada pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755. Dada a sua localização junto à costa, a 10 kms a sul de Sines, tem sido muito procurada pelo turismo, mantendo ainda assim bonitas praias. Na Ilha do Pessegueiro, em frente a Porto Corvo, ainda se encontram de pé os vestígios da antiga fortaleza.

Parece existirem evidências que os Cartagineses se estabeleceram na ilha ainda antes da II Guerra Púnica (218-202 a. C.). Durante séculos foi refúgio de piratas. Conta uma tradição que um dia chegaram à ilha uns piratas norte-africanos que aí só encontraram um eremitão, decidido a defender a capela à sua guarda e impedir a todo o custo o seu próprio cativeiro. Os piratas mataram-no, saquearam o que existia na capela e atiraram para um silvado a arder a imagem da Virgem e depois partiram. Vieram então as gentes de Porto Covo dar um pouco de arranjo aos destroços e enterraram o eremitão.

O litoral, que faz parte da zona de paisagem protegida da Costa Vicentina, é a sua zona mais rica, actualmente muito procurado pelas suas praias, destacam-se as de Vila Nova de Milfontes, na foz do rio Mira, e que tem excelentes condições para a prática de desportos nauticos.

O lado alentejano desta praia cortada ao meio pela ribeira, que separa a costa marítima do Alentejo e do Algarve. A poucos km da praia fica a aldeia com o mesmo nome. Era poiso preferido de hippies. Uma paisagem paradisíaca. Situa-se entre falésias.

A Zambujeira do Mar é uma das mais bonitas praias Portuguesas, localizada na Costa Alentejana, Concelho de Odemira, na parte Litoral do Baixo Alentejo, integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Tem um excelente miradouro sobre a praia, esplanadas onde pode saborear um saudável peixe gralhado, e falésias para pescar os sargos que abundam.

Situa-se numa interessante concha de areia, junto à vila piscatória da Arrifana. Um local onde se podem comer bom peixe e disfrutar da paisagem maravilhosa.

Bandeira Azul
Costa Azul (mapa)
Infopraias (Informação Meteorológica)
Lista de Praias Alentejanas
Parques de Campismo