Continuação do Postal…

Postal ILustrado de ALPIARÇA

[ distrito de Santarém ] Postal #191

Situada na margem esquerda do Tejo, na planície ribatejana, a vila de Alpiarça é sede de um concelho, com uma única freguesia, com cerca de 8 500 habitantes e 94 km2 de superfície. Freguesia do concelho de Almeirim a partir de 1838, Alpiarça foi elevada a vila em 1906 e a concelho em 1914.

Habitada pelo homem desde tempos remotos, foram aqui recolhidos importantes achados arqueológicos do paleolítico inferior, os quais denotam uma presença humana na região há mais de 10 000 anos. Foram encontrados vários marcos milenários dedicados a Trajano, indicativos da passagem na área geográfica do concelho da via militar romana que ia de Lisboa a Mérida. Ao topónimo Alpiarça é geralmente atribuída origem árabe. Sendo primitivamente a designação do rio que corre junto à povoação, teria resultado da aglutinação dos vocábulos AL (árabe) e PEARÇA (latino). Nas Inquirições de El-Rei D. Dinis, em 1295, encontrando-se a primeira referência escrita a Alpiarça, a então ALPEARÇA.

Essencialmente agrícola, Alpiarça é uma região vinhateira por excelência. São famosos os vinhos brancos que aqui se produzem. O melão, tomate, azeite, cortiça, batata, milho, trigo, morango e outras frutas são também importantes produtos da economia do concelho, para além dos seus famosos vinhos licorosos, aguardentes e as passas de uva moscatel que desde o início do século se fabricam nesta vila.

Alpiarça é um concelho com valores patrimoniais ancoradouros do desenvolvimento e da actividade turística. A Casa Museu dos Patudos, com o seu valor patrimonial e cultural e que incluirá num futuro próximo a Universidade do Vinho, é a referencia mais visível de uma articulação que, em termos de oferta, inclui potencialidades lúdicas do Complexo Desportivo e de Lazer dos Patudos, da Vala Real de Alpiarça e da Zona Ribeirinha do Patacão.

O delicioso Carneiro à Moda de Alpiarça e a Miga Fervida são alguns dos pratos que pode apreciar nesta Vila. Na doçaria, a escolha pode variar entre, Broas de Alpiarça, Quadradinhos de Alpiarça, Ferraduras, SS de Amêndoa e Pão-de-ló de Alpiarça.

Adega Cooperativa
ANAFRE
Apresentação
Biblioteca
Bombeiros
Câmara Municipal
Ecos do Ribatejo
Reserva Natura