Rallye de Portugal (localidades)

Postal ILustrado de RALLYE de PORTUGAL ( localidades )

Postal #51

A decorrer na zona Norte do pais, entre Ponte de Lima, Viseu, Coimbra e Matosinhos, temos já na A quilometragem total do Rally de Portugal 1999 será de 1.808,2 km com 23 provas de classificação que totalizarão 398,7 km. As três etapas da prova terão a partida e a chegada a Matosinhos, local que, como em 1998, será a base central do Rally.

Praia, pescaria, lavagem da roupa à borla – no rio – e catrefa de estórias da História para descobrir, eis o que espera o visitante de Ponte de Lima. Banhada pelo Lima, o “rio do esquecimento” – Letes – dos Romanos (acreditavam que ao cruzá-lo esqueceriam o passado), a vila é-o desde 1125, quando D. Teresa, mãe do Conquistador, Afonso, concedeu à povoação o primeiro foral. Dando afinal razão aos filhos de Roma, que já ali se haviam instalado e erigido a ponte original, de que hoje restam quatro arcos na extremidade norte.

Outrora denominado ‘Montelongo’, o Concelho de Fafe distribui-se por uma área de 216,72Km e 36 freguesias. Segundo os censos de 1991, a população residente é de 47817 habitantes. Serpenteado pelo Rio Vizela, desdobra-se em magníficos quadros paisagísticos, sobretudo na zona norte, onde se localiza a Zona de Caça Turística, a Barragem de Queimadela e os espectaculares troços do Rallye. Para além das belas paisagens, Fafe oferece aos visitantes a delícia da sua gastronomia, vitela assada e doces regionais, a originalidade do seu artesanato, a hospitalidade dos seus habitantes, a traça da sua arquitectura ‘brasileira’, sobretudo na cidade.

Reza a história que quando visigodos e suevos se debateram em luta no nosso território, nos inícios do século VI e após a vitória dos primeiros, se terá estabelecido por cá um dos seus notáveis guerreiros – o Conde Sevéri. Durante largos anos os familiares descendentes deste conde usaram o mesmo título, acabando por dar origem ao que hoje se chama Sever. E por tão profundas décadas terá sido o poderio desta família que no século XII em S. Mamede, ao lado de D. Afonso Henriques, pronto para o auxiliar na árdua mas gloriosa conquista da independência de Portugal, encontrámos D. Ermígio Muniz de Figueiredo, 1º Conde das Terras de Santa Maria e XXII Conde Sevéri.

Oliveira de Frades é terra antiquíssima. Para o comprovar bastará o facto de D. Afonso Henriques em 1169 da nossa era, quando estava a banhos nas hoje designadas Termas de S. Pedro do Sul, após o desastre sofrido em Badajoz, aí ter confirmado a carta de doação, aos frades de Santa Cruz, do Couto de Oliveira de Frades, então com o nome de Ulveira. Depois, durante séculos, este couto esteve integrado no concelho de Lafões, embora, pela sua importância, gozasse dentro dele de uma certa relevância, até à sua elevação a concelho em princípios de 1835.

A história de Arganil perde-se na noite dos tempos e na lonjura dos milénios. Os mais antigos testemunhos de ocupação na zona podem observar-se na aldeia da Nogueira, que alberga um monumento megalítico e na necrópole datada da mesma época, sita na Lomba do Canho. O cabeço contíguo alojou outrora um povoado lusitano que posteriormente “cedeu” lugar a bem armadas guarnições romanas. Estabelecido o acampamento no castro, lugar estratégico e inexpugnável, o exército manteve-se ali estacionado cerca de cem anos, possivelmente na charneira dos séculos I, antes e depois de Cristo.

Segundo Ptolomeu, confirmado por Contador de Argote, João de Barros e Xavier de Sousa, muito antes da dominação romana, teria existido por estas bandas a famosa Celiobriga que foi cidade (brigum), dos povos celerinos (celio), donde terá resultado – toponimicamente – Celorico. Povos Bástulos ou Bastiandos que por aqui se teriam fixado, podem estar na origem do património Basto. Esses e outros povos peninsulares devem ter ocupado extensas áreas, desde as vertentes do Tâmega, até aos montes de Barroso e de Cerva, que, no seu todo, vieram a ser conhecidas por Terras de Basto.

ACP
Concorrentes
Etapas
FIA
Horário das Classificativas
Mapa
Revista Motores
Programa
Resultados

At our store, we prioritize crafting high-quality phone accessories that blend style and functionality.
Our standout product, the “Ontdek Stijlvolle en Praktische iPhone 15 Pro Hoesje,” exemplifies this commitment.
Designed to protect your device while enhancing its aesthetic appeal, this hoesje iphone 15 pro is perfect for those who value both elegance and practicality.

Discover the perfect blend of style and protection with our “Stylische & schützende Hülle für dein iPhone 16 Pro.”
Designed for the discerning consumer, this case not only safeguards your device from daily wear and tear but also enhances its aesthetic appeal.
With a sleek design and durable materials, the iphone 16 pro handyhülle ensures your phone remains both fashionable and secure, making it an essential accessory for any iPhone user.